quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cortejo AFRO Tia Marcelina no Jaraguá Folia 2012





Cortejo AFRO Tia Marcelina marca presença no Jaraguá Folia 2012

Grupos afro e da cultura popular homenageiam Tia Marcelina, uma das mártires do “Quebra dos Xangôs”,  um século depois de sua morte


O cortejo afro Tia Marcelina há três anos reúne os grupos da cultura popular  e afro alagoana para inundar de axé e alegria aquele que foi o palco do massacre de vários escravos que aportavam aqui e eram vendidos nos trapiches do bairro histórico de Jaraguá.
Como disse Tia Marcelina, ao ser espancada até a morte:
– Bate moleque, arrebenta braço, arrebenta cabeça, mas não tira saber! 
Cem anos depois do trágico acontecimento, os maracatus, afoxés, bois e cocos sentem-se livres para ir às ruas e com cabeça erguida defender com exuberância as heranças de além mar.
Este ano estarão presentes no batuque as alfaias e xequerês do Coletivo AfroCaeté, o Bumba-meu-boi Alegria, do Núcleo Cultural da Zona Sul, os passos do balé afro primitivo do Grupo Inaê, além das presenças ilustres de Mestre César, comandante do Afro Mandela, grupo com 24 anos de história em nosso estado e de Isabel e Nany Moreno, que formam o coração de um dos mais importantes grupos de Alagoas: o Afoxé Oju Omin Omorewá.
A concentração para a saída do cortejo Tia Marcelina será na sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 19 horas na sede do Coletivo AfroCaeté, na rua Barão de Jaraguá - 381 (em frente a Unifal), e às 20 horas o cortejo segue pelas ruas do bairro, em direção a rua Sá e Albuquerque até a praça Dois Leões, encerrando o desfile no ponto de partida.
A atividade conta com o apoio da Articulação dos grupos da Cultura Popular e Afro-Alagoana, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), do grupo Inaê e do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho no Estado de Alagoas (SINDPREV-AL).
Será uma ótima oportunidade de conhecer de perto a riqueza e a beleza da cultura alagoana e preparar o corpo para a maratona de folia da maior festa popular do Brasil. Venha e traga seu axé!


Cortejo Afro Tia Marcelina: pelas ruas de Jaraguá
Com os grupos: Coletivo AfroCaeté, Bumba-Meu-Boi Alegria, Grupo Inaê e Mestre Cesar, do Afro Mandela.
Dia: Sexta, 10 de fevereiro de 2012, concentração às 19h, saída às 20h
Concentração: (aberto ao público) Sede do Coletivo AfroCaeté
(Rua Barão de Jaraguá, 381 – em frente a Unifal)
Informações: 8854-9382 / 8801 4265 / coletivoafrocaete.blogspot.com 
Apoio: Articulação pela Cultura Popular e Afro-alagoana, Grupo Inaê e SINDPREV-AL
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: