quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quilombo Lunga - Festa do Meado de Agosto


“Resistência e Fé”


“Promover o intercâmbio cultural entre os artistas e as populações negras urbanas e rurais, resgatando valores, visualizando a situação vivenciada pela população quilombola brasileira, de forma a propiciar a alteração positiva nesta realidade”.
Programa Brasil Quilombola


A Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Passagem do Vigário e Poços do Lunga - QUILOMBO LUNGA convida toda a Sociedade Alagoana para a Festa do Meado de Agosto edição 2011, dia 15 de Agosto a partir das 10 horas da manhã no Sítio Volta no Município de Taquarana Alagoas.

O Quilombo Lunga tem no seu dia-a-dia a mescla de atividades de trabalho e lazer, e o próprio trabalho coletivo é uma fonte de descontração, além daqueles momentos de sociabilidade recreativa, como a conversa à porta das casas, os banhos no rio e açudes. Entretanto, sua maior expressão festiva é comemorada no dia 15 de agosto, por isto conhecida como “Festa do Meado de Agosto”. Secularmente organizada para celebrar o período da colheita. Sua realização acontece em determinado momento, a exemplo das civilizações tradicionais, influenciadas exclusivamente pelas mudanças das estações, desconhecendo o calendário moderno e datas pré-estabelecidas em homenagens a fatos ou celebridades.

A Festa do Meado de Agosto é a mais antiga e expressiva confraternização das comunidades rurais banhadas pelo Rio Lunga, localizado no agreste alagoano acentuando e unindo as fronteiras administrativas e geográficas dos municípios de Taquarana, Coité do Nóia, Igaci, Palmeira dos Índios e Belém. Para o Quilombo Lunga a festa torna-se um patrimônio de valor inestimável para seus moradores, um bem que pode ser oferecido ao outro, como um presente aos visitantes.

Integram a programação da Edição 2011 após a Procissão, o Coletivo AfroCaeté de Maceió é um grupo de batuque, que tem como base o maracatu, e também de discussão e difusão cultural; Matuto Cidadão leia-se Jair Ferreira nascido em Taquarana, educador, cordelista e músico, tem sua obra inspirada na luta do povo sertanejo; Grupo de Dança Pérolas Negras formado por jovens da Comunidade Remanescente de Quilombo do Pau D‘arco em Arapiraca; Da Tabacaria Comunidade Quilombola de Palmeira dos Índios a Banda de Pífanos; O Quilombo Urbano Oiteiro de Penedo alegra a festa com a Baianada e as crianças do Quilombo Lunga da Capoeira do PETI mostram toda a sua ginga nesta segunda feira.

A programação conta ainda com a Oficina “Gênero, Raça e Sexualidade” ministrada pela Assistente Social Mabel Araújo.

Realização Quilombo Lunga, Produção Cultural e Assessoria de Comunicação Keka Rabelo
Designer Gráfico Marcos Eliziário
Patrocínio Thudo Comunicação Visual,
Apoio Cultural UFAL, UNEAL, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, NEAB, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Penedo, Deputado Judson Cabral, Alternativa Produções, Coletivo AfroCaeté e Sururu Fresco Arte, Cultura, e Política.




Serviço
Festa do Meado de Agosto
Quilombo Lunga 2011
Taquarana Alagoas Brasil
Maracatu AfroCaeté (Maceió)
Matuto Cidadão – Cordel (Taquarana)
Dança Afro Pérolas Negras (Pau D’arco/ Arapiraca)
Baianada (Oiteiro/Penedo)
Banda de Pífanos (Tabacaria/Palmeira dos Índios)
Capoeira PETI (Quilombo Lunga/Taquarana)

15 de Agosto de 2011
A partir das 10 horas
Poços do Lunga/Taquarana

Informações
9161 7554/9316 0505/9679 1624


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: