sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cultura popular - Nas cores do Maracatu


Coletivo Afrocaeté representa Alagoas numa das principais festas da cultura popular do Nordeste, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura
Renato Medeiros - Colaborador
Todo 1º de maio a Praia do Paiva, localizada no Cabo de Santo Agostinho (PE), abriga a Festa da Lavadeira, considerada uma das maiores festas da cultura popular do Nordeste e também patrimônio de Pernambuco. Em sua 24ª edição, o evento irá reunir 48 atrações. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Alagoas será representada pelo Afrocaeté, coletivo de maracatu.

Das 10h às 21h deste sábado, a movimentação será grande nos quatro palcos que serão montados na Praia do Paiva. Em cena, grupos de maracatu, coco de roda, ciranda, caboclinho, pastoril profano, entre outros. Mas a festa não ficará apenas nos palcos. Haverá cortejos desses grupos pelas ruas da cidade.

O coletivo Afrocaeté, formado no início de 2009, também levará o Boi Excalibur e Chau do Pife. A iniciativa faz parte da postura que o coletivo adota de apoiar outros nomes da cultura popular de Maceió, como o maracatu Nação a Corte de Airá, do Sítio São Jorge; o Núcleo Cultural da Zona Sul, do Vergel do Lago; e Quintal Cultural, da Cambona.

Este é o segundo ano em que o Afrocaeté representará Alagoas na Festa da Lavadeira. Em 2009, a Secult também apoiou a ida do grupo. O convite foi feito diretamente por Eduardo Lages, organizador do evento. “Quando ele soube do surgimento do coletivo tratou logo de chamar a gente para representar Alagoas na Festa e nós aceitamos”, afirma Vanessa Elisa, uma das integrantes do Afrocaeté.

Dois ônibus levarão a delegação alagoana ao Cabo de Santo Agostinho. No primeiro, irão os grupos que subirão ao palco; já o segundo, é destinado àqueles que desejam conhecer a festa. Os interessados em participar da excursão podem fazer reservas pelos números (82) 8808-9693 e (82) 9920-2007. O custo da viagem é de R$ 45,00 (ida e volta). A saída está marcada para as 6h, na Praça Sinimbu, Centro.

Fonte:
Agência Alagoas - AL
29/04/2010 - 17:25
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

Bira disse...

Boa ação!

vejam também: http://passeemfrente.blogspot.com/2010/04/carta-manifesto.html