Prêmio Culturas Populares 2018 – Edição Selma do Coco


RECONHECIMENTO... MERECIMENTO!

É oficial! O Ministério da Cultura (MinC) divulgou os ganhadores da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares 2018 – Edição Selma do Coco... Parabéns Tininho (Clemente Soares da Silva) e parabéns Destaladeiras de Fumo de Canafístula e Canarraiá (Arapiraca), premiados alagoanos!

O Prêmio Culturas Populares é uma iniciativa do Ministério da Cultura que premia quem trabalha diariamente para fortalecer e dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o bumba meu boi e o cortejo de afoxé, entre muitos outros. O Prêmio Culturas Populares premia iniciativas culturais de mestres, mestras, grupos e instituições privadas sem fins lucrativos.

A cada ano, o prêmio homenageia um representante consagrado da cultura popular. Nesta edição, a homenageada foi a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015. Este ano Alagoas teve dois premiados: Clemente Soares da Silva (Mestre) e Destaladeiras de Fumo de Canafístula e Canarraiá (Grupo/Comunidade).


Clemente Soares da Silva (Tininho), tem 62 anos, descobriu a dança ainda adolescente em Belo Horizonte (MG), lugar onde nasceu. Lá em BH, tornou-se discípulo da mestra de dança Marlene Silva. No final da década de 1980 deixa a terra onde nasceu e vem morar em Maceió. Aqui, foi um dos pioneiros na difusão da dança, participou da fundação de um dos primeiros grupos de dança afro de Alagoas, o Palmares. E, depois, da fundação do Imòlé Orúm que atuou durante 10 anos, fomentando e disseminando os valores das nossas raízes negras e indígenas. Atualmente mora no bairro Ipioca e, entre outras ações, coordena o grupo Àfojubá, formados por jovens de diversas localidades. Atuou e atua em diversas comunidades quilombolas, escolas públicas e localidades periféricas em Alagoas.


GOOGLE +

Postagens Relacionadas:

←  Anterior Proxima  → Página inicial