IX Encontro Artístico Identidade Alagoana




Coletivo AfroCaeté


A Diretoria de Teatros de Alagoas (DITEAL) e o Identidade Alagoana realizaram no último dia 2 de Setembro, o IX Encontro Artístico Identidade Alagoana, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. 

Com entrada gratuita, reuniram em uma única noite, vários elementos que representam a nossa rica cultura. Música, teatro, artesanato, poesia e exposições foram as vertentes artísticas utilizadas para atrair o mais variado público, com o intuito de proporcionar um verdadeiro encontro entre os apreciadores das diversas formas de arte produzidas em nosso estado. 

A noite começou com nossa tradicional feira de produtos do artesanato alagoano, alojada no estacionamento do complexo, onde nesta oportunidade teve a presença de integrantes do grupo Criativa de Artesanato.

Em seguida, a inauguração da exposição "Revelando o Palco" do fotógrafo João Erisson, na cafeteria do Teatro Deodoro, composta de fotografias de grandes protagonistas da nossa cultura que passaram pelos palcos do Teatro Deodoro e Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Isso acompanhado de uma intervenção poética dos nossos amigos que compõem a Confraria, Nós Poetas.

Logo após teve a apresentação no Teatro de Arena Sérgio Cardoso do espetáculo “Zelodaro Come Pano”, uma peça teatral do dramaturgo e professor Luiz Sávio de Almeida, com direção de Ana Sofia, onde ocorreu um embate entre o dramaturgo e o personagem Zelodaro, vivido pelo ator Mauro Braga. O texto são as memórias do próprio autor e suas lembranças da pessoa Zelodaro Come Pano e de Gogó de Aço Caga na Cuia que dialogavam nas ruas de Penedo, em Alagoas.

E a música encerrou as atividades do IX Encontro Artístico Identidade Alagoana, com as participações do Coletivo AfroCaeté, do músico Júlio Úça e da banda Messias Elétrico.

Durante todo o evento, o Complexo Cultural que abriga as Exposições Amostra Grátis e 3 em Uma , estendeu seu horário de visita, que normalmente se encerra as 18h, para que o público presente no Encontro Artístico tivesse a oportunidade de prestigiar as exposições.

*Na exposição "Amostra Grátis" as obras dos artistas visuais foram fotografadas pelas lentes do fotógrafo Pablo de Luca. Além de serem vistas pelo lado de fora do prédio, as obras estão expostas no interior do complexo por meio dos vidros do espaço, onde é possível apreciar as fotografias ampliadas . Quem entrou no complexo para conferir as obras, ainda levou como brinde um cartão-postal com o trabalho dos artistas.

Artistas participantes: Lú Azul, Persivaldo Figueirôa, Marcos Aurélio, Mônica Torres, Myrian Almeida, Myrna Maracajá, Salles, Dênis Mattos, Dalton Costa, Chico Viveiros, Orlando Santos, Teresa Lima e Frédérique.

Curadoria: Rosivaldo Reis e Viviani Duarte
Realização : DITEAL

*Já exposição 3 em UMA, de Myrna Maracajá, possui três facetas, divididas pelos temas Filhas de Eva, Índios e Miniaturas.

Em Filhas de Eva, as obras foram criadas, exclusivamente, para a Campanha Nacional Justiça Pela Paz em Casa, no combate à violência contra a mulher. As imagens refletem cenas do cotidiano feminino.

A série Índios trata do respeito à natureza. Seus traços são conhecidos pelos Alagoanos e fazem parte do panorama histórico de murais que compõem pontos culturais de Maceió e Marechal Deodoro.

Já em Miniaturas, a artista apresenta pela primeira vez reproduções de suas obras em formato de miniaturas.

IX Encontro Artístico Identidade Alagoana
Realização: Diretoria dos Teatros de Alagoas-DITEAL e Identidade Alagoana
Apoio: Cafeteria do Teatro Deodoro
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial