Festa do Meado de Agosto - Edição 2012




Quilombo Lunga
Taquarana Alagoas Brasil

O QUILOMBO LUNGA convida toda a Sociedade Alagoana a celebrar com renovação, muita fé, toques, cantos e danças a colheita de mais um inverno frutuoso e o alimento da espiritualidade festiva de nossos antepassados quilombolas.
A Festa do Meado de Agosto acontecerá dia 15 de Agosto a partir das 10 horas da manhã no Território do Quilombo Lunga (Sítio Volta), Município de Taquarana Alagoas. Dando continuidade ao ritual agradecimento da colheita em terras de sobrevivência, terra estas, ocupadas por remanescentes da guerra contra o Quilombo dos Palmares.
A Festa é a mais antiga e expressiva confraternização das comunidades rurais banhadas pelo Rio Lunga, localizado no agreste alagoano acentuando e unindo as fronteiras administrativas e geográficas dos municípios de Taquarana, Coité do Nóia, Igaci, Palmeira dos Índios e Belém. Para o Quilombo Lunga a festa torna-se um patrimônio de valor inestimável para seus moradores, um bem que pode ser oferecido ao outro, como um presente aos visitantes.
Integram a programação Artístico-cultural da Edição 2012, a Procissão de Nossa Senhora do Meado de Agosto, a ginga da Capoeira, Côco de Roda, e Maculelê de nossas crianças Quilombolas com o Mestre Bico de Fulô, e o Coletivo Afro Caeté, grupo Alagoano articulador de discussão e difusão cultural por meio de batuque, que tem como base o maracatu. Pedro do Acordeon, do Quilombo Mameluco em Taquarana, alegra a festa com muito forró.
A Orquestra de Tambores de Alagoas grupo percussivo que através de uma intensa pesquisa das raízes rítmicas afro-brasileiras e das manifestações folclóricas, apresenta um verdadeiro resgate de valores da cultura do nordeste do Brasil, integrado a fragmentos da música contemporânea e efeitos sonoros experimentais, e também; com o reggae show de Roberto Rasta.
A programação conta ainda com as Oficinas de Maracatu com o Coletivo AfroCaeté, de Dança, com Edu Passos e de Cerâmica utilitária de massapê com as Mestras da Comunidade Quilombola Passagem do Vigário.
Patrocínio MinC/Fundação Cultural Palmares, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, CUT, SINDPREV-AL, Thudo Comunicação Visual, Restaurante O Mangueirão, Apoio Cultural: Site 4 Cantos Alagoas, Coletivo AfroCaeté e Sururu Fresco Arte Cultura e Política, 
Realização Quilombo Lunga, Produção Cultural e Assessoria de Comunicação Keka Rabelo. 

Mais um pouco sobre os convidados: 

Orquestra de Tambores -  http://www.youtube.com/watch?v=5zFLjHrNkxo 

Coletivo Maracatu AfroCaeté - http://coletivoafrocaete.blogspot.com.br/

Serviço:
Festa do Meado de Agosto
Edição 2012
Quilombo Lunga Taquarana Alagoas Brasil
Procissão de Nossa Senhora do Meado de Agosto Capoeira, Côco de Roda, e Maculelê
Coletivo Afro Caeté (Maracatu)
Orquestra de Tambores de Alagoas
Pedro do Acordeon
Roberto Rasta.
15 de Agosto de 2012
A partir das 10 horas
Local: Quilombo Lunga/Taquarana
Informações: 9105 6692/9316 0505/8863 7287/8132 8769
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial