domingo, 5 de dezembro de 2010

8 de dezembro é dia de Festa na beira do mar




No dia 8 de dezembro diversos grupos culturais realizam, na praia de Pajuçara, a Festa das Águas. A Festa que acontece todos os anos homenageia Iemanjá,
a Grande Mãe e senhora de todas as águas.

Iemanjá é um nome derivado de três outras palavras do idioma iorubá: yèyé (mãe), omo (filha) e ejá (peixe). Ela é o útero de toda a vida, principal figura materna na tradição iorubá (Ymoja). No nosso planeta a vida originou-se das águas, por isso Iemanjá é o arquétipo da maternidade, a Grande Mãe, que tem afinidade com todas as mães do mundo.

O dia 08 de dezembro foi escolhido pelos grupos alagoanos para homenagear aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares. As atividades ficarão concentradas na Praça Multieventos, a partir das 10h. A festa homenageia e agradece a Iemanjá e a todas as Iabás por tudo que foi alcançado durante o ano. Além das homenagens, os grupos pretendem chamar atenção para o preconceito historicamente construído e sustentado em nossa sociedade contra as manifestações afro-brasileiras.

A Praia
Pajuçara é a praia escolhida para o encontro dos grupos por ser o local que caravanas de religiosos vindas diversos bairros de Maceió e municípios de Alagoas se reúnem anualmente numa grande festa. Ocasião onde também agrega turistas e simpatizantes das religiões de matriz africana. Batuques e oferendas acontecem simultaneamente durante todo o dia.

Os grupos participantes
Este ano a Festa contará com a presença da Orquestra de Tambores de Alagoas, o Afoxé Oju Omin Omorewá, o maracatu nação A Corte de Airá (Palácio de Airá), o maracatu Raízes da Tradição do Abassá de Angola (Abassá de Oiá Balé), o Coletivo AfroCaeté, o Afoxé Odô Iyá (Casa de Iemanjá), o grupo Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara-GUESB), grupo Airê Ioruba (Núcleo de Cultura da Zona Sul), o CEPA Quilombo (Jacintinho), o Quintal Cultural (Bom Parto), entre outros.

Sincretismo
Sincretizada com Nossa Senhora devido à relação com a maternidade, Iemanjá possui grande prestígio e popularidade em todas as camadas sociais brasileiras. Iemanjá é o útero de toda a vida e principal figura materna na tradição iorubá (Ymoja). Estratégia no passado, o sincretismo fez-se necessário para que a religião afro-brasileira fosse aceita, e livresse os religiosos da perseguição policial e da destruição de seus terreiros. Hoje, segundo o pesquisador Edson Moreira, "É difícil a dissociação", e esclarece que Iemanjá não é Nossa Senhora. O sincretismo é fenômeno que existe em todas as religiões e também está presente na sociedade brasileira.

Um dia inteiro de festa
A Festa das Águas será realizada no dia 8 de dezembro de 2010, na Praia de Pajuçara, na Praça Multieventos. As atividades terão início às 10 horas com rodas de capoeira que se estenderão até as 13 horas. Às 14 horas será dado início as apresentações dos grupos percussivos e de batuque, que seguem até a noite.

O evento é uma realização da Articulação formada pelos representantes de vários grupos artísticos e culturais, entre os quais: Orquestra de Tambores de Alagoas, Afoxé Oju Omin Omorewá, Casa de Iemanjá, Palácio de Airá, Abassá de Oiá Balé, Coletivo AfroCaeté, Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), Núcleo de Cultura da Zona Sul, Quilombo Jacintinho e Quintal Cultural. A iniciativa contará ainda com a presença de convidados e representantes de órgãos públicos, universidade e da comunidade. O evento será encerrado com um cortejo final reunindo todos os grupos presentes.

O evento contará com a presença da atriz Chica Xavier, a Mãe Chica. E tem o apoio do BNB (Banco do Nordeste), NADEC (Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira), da Acauã Mídia Impressa, Gata Roxa Arte e Comunicação, do Judson Cabral, da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Estado da Cultura e da Atlântica Motos.

Programação:
10h – Roda Aberta de Capoeira com a presença de representantes dos grupos Tradição, Liberdade, Abadá, Águia Negra, Muzenza, entre outros.

14h – Batuque:
Airê Ioruba (Núcleo de Cultura da Zona Sul)
Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oiá Balé)
Afoxé Oju Omin Omorewá
Orquestra de Tambores de Alagoas
Coletivo AfroCaeté
Afoxé Odô Iyá (Casa de Iemanjá)
Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara-GUESB)
Maracatu Nação A Corte de Airá (Palácio de Airá)

16h – Espetáculo UruBumbaGuelé

18h – Momento Coletivo/ Reunião dos grupos participantes

19h – Vídeo Eruyá que retrata a Festa de Iemanjá entre os anos de 2006 e 2008

Serviço
Festa das Águas
Dia 08 de dezembro de 2010, a partir das 10h
Praça Multieventos – Pajuçara
Aberto ao público

Informações: 8801-4265/ 8826-6548/ 8827-3786
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: