
A comunidade participou ativamente das diversas atividades, que tiveram início com a Trilha Zumbi, saindo da prefeitura em direção a Serra Dois Irmãos, onde Zumbi foi morto.
Crianças, adultos e idosos subiram e desceram a Serra Dois Irmãos ao som dos tambores da Banda Afro Gurgumba. O grupo de capoeira do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil também acompanhou o grupo jogou capoeira nas terras que foram refúgio do guerreiro Zumbi.
Kaique Jorge, 15 anos, é integrante do grupo de capoeira pela primeira vez ele teve oportunidade de visitar. A equipe Bacurau, formada por historiador, guia e batedor, responsável por guiar a equipe até o cenário espetacular, ressaltaram que a programação é muito importante nesta data para reafirmar a história negra de Viçosa e a passagem do líder do Quilombo pelo município.
A programação continuou durante a tarde na Escola Estadual Coronel José Aprígio Vilela com oficinas de penteado afro, dança afro e berimbau. Acontecem, neste momento, as apresentações culturais das Banda Afro Gurgumba, Dança de Rua São José, Grupo Afro Primitivo Sabalangá e Capoeira Arte Ligeira-Peti. Além do lançamento do DVD “Quilombos de Viçosa” e da apresentação do Coletivo AfroCaeté, às 20h.
Fonte: www.tribunadosertao.com.br/noticias.asp?id=9702